16.2.12

Retenção de Líquido

Hoje estamos começado uma nova tag aqui no blog e com certeza vai agradar a muitas filós. Vamos começar falando de dieta. Já que falamos de todos os assuntos que agradam a mulherada, também achamos válido falar sobre o corpitcho. Mas queremos enfatizar que o que vamos passar aqui são DICAS e vamos compartilhar experiências. Não somos nutricionistas, endocrinologistas ou santas milagrosas, ok?

Como o assunto rende muitas e muitas linhas de post vamos dividir por partes para não ficar muito longo. O primeiro assunto que escolhi foi "Retenção de líquido". Afinal muitas meninas se matam fazendo dieta, malhando e não sentem muita diferença nas medidas. O primeiro sinal de que uma dieta está funcionando é a roupa. Se sentimos a roupa mais larguinha já damos pulos de alegria e já começamos a provar todas as calças aposentadas no guarda-roupa. Tenho certeza que você está dando aquele sorrisinho agora, tipo: "eu já fiz isso".

A retenção de líquido é muito comum, principalmente entre as mulheres. Afeta cerca de 8 entre 10 moçoilas. E acaba sendo mais notada durante a TPM.

Faça o teste! Pressione uma das pernas com o dedo indicador por 5 segundos e solte...se a região ficar esbranquiçada e demorar para voltar a cor, pode comemorar...você está entre as 8 mulheres contempladas.

E aqui vai uma notícia bombástica. Você sabia que salto alto causa retenção de líquido? Não sei como eu sobrevivi para contar esse bafão. #tenso

Mas antes de você doar todos os seus sapatos para um brechó, comer comida sem sal e morar na academia, existem algumas coisinhas que podem ajudar.

-Nem preciso dizer que beber água é essencial né? Essa fofa ajuda a eliminar toxinas e melhora a circulação. Pelo menos 8 copos por dias. Esqueça o copinho, leve logo uma garrafa cheia pra cima e para baixo. É um estimulo a mais para beber água. A água de coco é uma boa opção também.


-Hidratar o corpitcho também ajuda, mas tem que massagear. Durante ou depois do banho aproveite para fazer uma auto drenagem linfática.

-Coloca esse corpinho pra malhar. Não adianta escapar, mas exercício também é essencial. Faz bem para a circulação e ajuda a perder peso.

-Cuidado com o sal. Sabe aquele saleiro que sempre fica em cima da mesa durante as refeições? Diga adeus já! E controle o sal utilizado no preparo das refeições. Molhos prontos para saladas e alimentos congelados normalmente contém maior quantidade de sal, então evite-os.


-Coma bastante hortaliças e alimentos ricos em água, como chuchu, pepino, melancia e abacaxi, pois elas facilitam a digestão. Fibras em geral também ajudam na retenção de líquidos.



-Tomé chás diuréticos, como chá verde, hortelã, etc. Vamos falar mais sobre eles em outro post.


Lembrando que a retenção de líquido também pode ser o resultado de algum problema de saúde como hipotireoidismo, hipertensão arterial, mau funcionamento dos rins, fígado e coração, processos inflamatórios, deficiência na circulação sanguínea, grande concentração de sódio no organismo e alterações hormonais e emocionais. Nesses casos é importantíssimo procurar um médico. Nada de ficar deduzindo os fatores causadores e ir se medicando, ok? Fiquei tensa agora!

Eu diria que no meu caso sinto muita diferença quando evito muito sal. Mas cada uma tem que conhecer o seu organismo e saber o que faz mais diferença para a sua dieta. Esse post foi mais básico para introduzir o assunto, mas animem-se. Os próximos assuntos serão:

- Chás para combater a retenção de líquido
- Como fazer uma auto drenagem linfática
- Alimentos que ajudam no combate a retenção de líquido



Um comentário:

alessandra disse...

Nossa muito bom...

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...