16.10.12

Conservação e Validade de Maquiagens

Não sei se isso acontece só comigo, mas normalmente quando compro maquiagens boas fico com dó de usar no dia-a-dia e acabo reservando-as para os finais de semana. 

A questão é que parei para olhar minha gaveta esses dias e reparei que estou com excesso de produtos e não estou usando nem metade deles. Resolvi pesquisar qual é a validade de cada produto, dessa forma não os guardo desnecessariamente.

Quantas vezes eu já peguei uma base, pó, blush etc que estavam com um cheiro forte de produto velho? Nesse caso, só resta sentar e chorar, porque não tem mais jeito. 

Se não bastasse o cheiro ruim, produtos vencidos podem causar reações alérgicas. Principalmente produtos usados na região dos olhos, como rímel, sombras e lápis que podem causar irritação nos olhos. 

Antes de falar da data de validade, aqui estão algumas dicas para conservar seus produtos:

-Não guarde sua coleção no banheiro ou em lugares úmidos, pois podem embolorar.

-Guarde-os em lugares mais escuros, evite deixá-los expostos na sua penteadeira caso ela esteja perto da janela que fica aberta o dia inteiro. O calor excessivo altera a fórmula do produto.

-Antes de começar a usar o produto retire a etiqueta com a data de validade. Anote em um caderno ou cole em uma parte do produto que você não manuseie tanto, pois ao longo do uso essas etiquetas se apagam e você nunca mais vai saber a validade. Ou até mesmo o número da base, a marca, etc.

-Lave com frequência seus pincéis e esponjas para não criar bactérias, pois esses objetos estão em contato direto com o seu rosto. Se possível não os guarde em lugares aberto, evitem contato com a poeira. 

-Evite compartilhar suas maquiagens com amigas. A boca, por exemplo, é um lugar bastante contaminado, e pode facilmente passar bactéria para o batom que você vai usar em seguida. Assim como a conjuntivite pode ser transmitida pelo rímel, lápis e pincéis.

-Lave sempre as mãos antes de manusear seus produtos.

-Feche muito bem as embalagens. O contato com o ar resulta na oxidação do produto. Além  de ressecar produtos em gel e líquidos.

A melhor dica é: não comprem produtos em excesso, dessa forma você consegue usa-los antes de estragar.


Durabilidade

Você pode encontrar produtos com a data de validade xx/xx/xxxx. Isso significa que a validade conta desde a data da fabricação. Mesmo que o produto demore 3 meses para ser aberto. Ou pode estar 12M, isso significa que a validade começa a contar a partir do momento em que a embalagem foi aberta.


Evite usar as mãos para manusear esses produtos. Por serem produtos pastosos ou líquidos estão mais propensos a proliferação de bactérias e microrganismos no geral. Você pode optar por embalagem pump, aquelas que você aperta e sai a quantidade ideal, sabe? Ou usar uma espátula.

Não adianta, quando esses produtos vencem eles começam a mudar de cor e textura e apresentam um odor diferente. Além de não dar um bom resultado.

Bases e corretivos: 18 meses (média)

Se forem produtos sem óleo, esse período diminui, podendo cair para 12 meses.


A validade do batom depende muito da conservação que o produto recebeu. Como são itens que facilmente perdemos a tampa, ou carregamos na bolsa e consequentemente ficam expostos ao calor excessivo, a validade pode variar. Fiquem atentas ao cheiro e textura. Eles costuram ficar mais secos quando estão vencidos.

Batom: 12 a 24 meses (média)


Gloss contém uma grande quantidade de água e o aplicador entra em contato com a boca e depois fica imerso no produto, por isso são produtos que duram menos. :(

Gloss: 6 a 12 meses (média)



No geral, produtos em pó tem maior durabilidade, em função da ausência da água em sua fórmula. Como são, necessariamente, aplicados com pincéis, esponjas e produtos similares, a validade também depende do cuidado que você tem com os aplicadores. Evite manter a esponja e o pó em contato direto após a aplicação. De preferência não guarde na mesma embalagem, pois depois de usar no rosto, a esponja já carrega bactérias que em contato com o produto podem causar a proliferação de microrganismos.
Se sentir diferença na pigmentação ou na textura, já é hora de jogar fora. 

Produtos em pó: 18 a 24 meses (média)


Infelizmente a validade é baixa.

É preciso ter cuidado na hora da aplicação, pois normalmente deixamos o produto muito tempo aberto enquanto estamos nos maquiando. Ao mesmo tempo que as sombras em gel normalmente são aplicadas com os dedos. Então tente fechar rapidinho, usar aplicadores limpos e sempre lavar as mão antes de manuseá-las.

Produtos Gel: 6 a 12 meses (média)



No geral, vale a pena investir em sombras, pois duram bastante, mas mesmo assim opte por embalagens pequenas. Quando a pigmentação começar a mudar e o produto ficar mais denso, já é hora de ir para o lixo.

Sugestão: tente juntas as amigas quando for comprar pigmentos soltos. Assim vocês dividem o produto e o valor $$$

Sombras em pó: 24 meses (média). 


Infelizmente esse é o produto que dura menos na nossa coleção. Ou pela validade, ou porque o produto fica duro, ou porque usamos durante a conjuntivite e depois temos que jogar fora.

A sugestão é: não fique bombeando o aplicado dentro do produto diversas vezes. Esse movimento permite a entrada de ar na embalagem que faz com que o produto fique duro mais rápido. 

Se você estiver com conjuntivite use um aplicado descartável. Um única vez, ok?

Já a validade não tem jeito. 

Rímel: 3 a 6 meses (média)


Acho que vale a pena investir neste item, pois se forem bem cuidados, eles duram bastante. Basta fechar bem depois de usar e não emprestar pra todo mundo.

Validade: média de 24 meses.

Se você fizer uma rápida pesquisa na internet, vai ver muitas controvérsias sobre a validade média, portanto use como referência a data que está na embalagem do seu produto. A média deve ser considerada apenas para aqueles produtos que não tem mais a etiqueta.


Nenhum comentário:

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...